Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Soja

Obra de ampliação do cais aumenta capacidade no Porto de Paranaguá

Modernização do berço 201 e prolongação em 100 metros do cais podem aumentar em 140% a capacidade de movimentação

Porto de Paranaguá Navio exportação
Foto: Cláudio Neves/Porto de Paranaguá

Foi inaugurada nesta terça-feira, 22, a obra de ampliação do cais do Porto de Paranaguá. Com investimentos que somam R$ 201,7 milhões, a obra conta com a modernização do berço 201 e prolongação em 100 metros do cais de atracação, com expectativa de aumento em 140% a capacidade total de movimentação de cargas naquele berço.

O governador Carlos Massa Ratinho Junior ainda assinou a contratação das obras de derrocagem, para aumentar a profundidade do calado, além de autorizar investimentos privados da Paraná Operações Portuárias (PASA) de R$ 117,7 milhões para ampliação da exportação de açúcar do estado.

Ratinho Junior acredita que as obras trarão mais eficiência ao Porto, que se manteve com altas exportações mesmo durante o período de pandemia. “O aumento da capacidade é um ganho para o porto, que se consolida como um dos mais eficientes do Brasil e atende a forte produção do agronegócio paranaense, que tem crescido muito”, garante.

“A ideia é fazer com que o Porto de Paranaguá, que já é um dos maiores terminais graneleiros da América do Sul, tenha mais agilidade e eficiência para a exportação da produção paranaense. Além disso, a derrocagem permite que os navios que chegam ao porto saiam mais carregados. Junto a outros projetos de modernização, como a expansão do corredor exportação de grãos, vamos ampliar a capacidade dos próximos 30 anos, para atender a demanda de crescimento do agronegócio brasileiro”, afirma.

A obra permitirá que o Porto de Paranaguá receba navios maiores, que comportem até 80 mil toneladas de carga bruta, na categoria Post Panamax, de grande porte. Além disso, o berço 201, recebe nova estrutura eletromecânica, incluindo dois novos carregadores de navios de 2.000 toneladas/hora, aumentando a capacidade anual de movimentação de 2 milhões para 6 milhões de toneladas de grão por ano.

Foto: Alessandro Vieira/AEN

Entretanto, este aumento na capacidade pode vir atrelado a mais competitividade frente a outros portos. “Investimentos como a extensão do berço, que amplia a carga, garante que empresa que aqui operam ganhem em qualidade e preço competitivo, explica o diretor-presidente da Portos do Paranaguá, Luiz Fernando Garcia. 

“A competição entre os portos é muito forte. Estamos a 200 quilômetros dos portos de Santa Catarina e a 400 quilômetros de Santos. Se não for mais competitivo operar por Paranaguá, as empresas migram para outros portos, por isso é necessário investimento constante”, finaliza.

O secretário estadual da Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, diz “o nosso compromisso para manter a competitividade da produção paranaense é fazer com que as cargas cheguem ao posto com custos reduzidos, resultado de uma logística eficiente em todos os níveis, incluindo os ramais rodoviários e ferroviários”.

Entre janeiro e agosto de 2020, 11,15 milhões de toneladas de soja foram embarcadas pelo Corredor de Exportação do Porto de Paranaguá, volume 5,1% superior à soja escoada no ano anterior. Além de beneficiar o Paraná, a obra favorece a exportação agrícola do Mato Grosso do Sul, São Paulo, Santa Catarina e até do Paraguai.

Sair da versão mobile