Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Diversos

Ministro assina contrato de concessão de terminal no Porto de Santos

Empresa promete investir R$ 219,25 milhões em melhorias, como construção de novos armazéns e aquisição de equipamentos para transporte de fertilizantes

Porto de Santos, inspeção sanitária
O terminal STS20 do Porto de Santos tem, atualmente, capacidade para armazenar 2,6 milhões de toneladas de fertilizantes. Foto: Codesp

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, participou nesta quinta-feira, 29, da cerimônia de assinatura do contrato de concessão do terminal STS20, no Porto de Santos, com o consórcio Hidrovias do Brasil S/A. O leilão do terminal ocorreu em agosto do ano passado e rendeu R$ 112,5 milhões em outorgas ao governo por um contrato com duração de 25 anos.

“Revertemos um prejuízo de R$ 450 milhões em 2018 para um lucro de R$150 milhões em 2019”, disse Freitas sobre a gestão portuária.

A empresa, que já tem atividade logística de transporte de grãos e fertilizantes no Norte do Brasil e hidroviário nos Rios Uruguai, Paraguai e Paraná, vai operar uma área de mais de 29 mil metros quadrados e três armazéns, destinada à movimentação de fertilizantes e sal.

“Serão R$ 219,25 milhões investidos em melhorias, como construção de novos e modernos armazéns e dragagem de aprofundamento de berços, com reforço de cais, o que possibilitará a atracação de embarcações maiores”, disse o ministro Tarcísio Gomes de Freitas.

Os investimentos previstos são obras de demolição e construção de armazéns, reforço do cais público, dragagem de aprofundamento, derrocamento do berço de atracação, aquisição de equipamentos para descarregamento de navios, para transporte de fertilizantes e instalação de balanças rodoviárias.

Segundo dados do ministério, a capacidade de armazenagem anual do terminal é de 1 milhão de toneladas para sal e de 2,6 milhões de toneladas para fertilizantes. “No caso dos fertilizantes, os insumos são importantes, pois abastecem a cadeia agrícola no centro do país. Já no caso do sal, que chega ao porto via cabotagem do Nordeste, o insumo abastece várias cadeias da indústria nacional, sobretudo no estado de São Paulo. Hoje, o terminal movimenta cerca de 50% do sal que chega e sai do Porto de Santos”, divulgou a pasta.

Sair da versão mobile