Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

PERIGO

MS registra 3,6 mil ataques de escorpiões no ano; veja como se proteger

Confira as recomendações para evitar problemas com animais peçonhentos

Escorpiões
Foto: SES/AEN MS

Mato Grosso do Sul registrou 3.623 ataques de escorpiões entre janeiro e outubro de 2023, sendo 311 no último mês, de acordo com Secretaria de Estado de Saúde (SES). O aumento dos casos ocorre durante o verão, devido ao clima quente e úmido, que favorece a reprodução dos animais.

Campo Grande lidera o ranking das cidades com mais notificações de ataques, com 901 casos. Em seguida, estão Três Lagoas, com 554, e Paranaíba, com 189.

“Neste período de alta temperatura e reprodução das espécies, os casos ocorrem com maior frequência em nosso estado. Para tanto, é importante tomar algumas medidas de prevenção”, afirma o coordenador de Vigilância em Saúde Ambiental e Toxicológica, Karyston Adriel Machado da Costa.

Para prevenir ataques de escorpiões, o Centro Integrado de Vigilância Toxicológica (Civitox ), setor da secretaria, recomenda que as pessoas mantenham os terrenos limpos, ralos de banheiro e pias fechados e caixas de gordura sempre limpas.

Também é importante inspecionar roupas, calçados e outros objetos antes de usá-los, afastar camas e berços das paredes e evitar pendurar roupas fora dos armários.

“Com a chegada do período de férias, é importante uma atenção redobrada dos pais, para que observem nos locais de brincadeiras e diversão das crianças, se estão livres de escorpiões. Observe os cantos, as frestas, buracos, folhas secas caídas no solo para que evitemos, assim, maiores acidentes”, afirma Machado.

Confira recomendações para se proteger dos escorpiões

  • Não coloque as mãos em tocas ou buracos na terra, ocos de árvores, cupinzeiros, entre espaços situados em montes de lenha ou pedras. Caso seja necessário mexer nesses locais, é sugerido o uso de um pedaço de madeira, enxada, etc.;
  • Inspecione roupas, calçados, toalhas de banho e de rosto, roupas de cama, panos de chão e tapetes, antes de usá-los;
  • Afaste camas e berços das paredes e evite pendurar roupas fora dos armários. Não deixe que lençóis ou cobertores, sobre as camas e berços, encostem-se no chão. Escorpiões e aranhas podem utilizá-los como apoio e se abrigar entre esses tecidos e travesseiros;
  • Nivele as frestas das calçadas, pisos, paredes e portas;
  • Coloque uma barreira de proteção na parte inferior das portas;
  • Mantenha os domicílios e depósitos livres de insetos e roedores;
  • Deixe as lixeiras sempre tampadas e com sacos plásticos.

Em caso de picada de escorpião, a pessoa deve higienizar o local com água e sabão e procurar uma unidade de saúde o mais rápido possível. Os sintomas podem variar de dor local e dormência a salivação, vômito, fraqueza, convulsões, batimentos cardíacos lentos, dificuldade respiratória e choque.

A Secretaria de Saúde alerta para a importância de tomar medidas de prevenção para evitar ataques de escorpiões, principalmente durante o verão. As medidas são simples e podem ajudar a proteger a população.

Caso o morador encontre algum desses animais na residência, a recomendação é fazer o recolhimento dele, colocando-o em um recipiente fechado e procurar atendimento pelo Civitox nos números 0800 722 6001, (67) 3386-8655 ou 150.

*Sob supervisão de Henrique Almeida

______

Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Siga o Canal Rural no Google News.
Sair da versão mobile