Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Economia

Ministério diz trabalhar com Mercosul em estágio avançado para redução da TEC

De acordo com secretário-executivo da Economia, Marcelo Guaranys, movimento é necessário para minimizar impactos econômicos da pandemia no Brasil

Depois de reduzir unilateralmente o imposto de importação para produtos de fora do Mercosul, o Ministério da Economia afirmou que continua avançando nas negociações com o bloco para reduzir a Tarifa Externa Comum (TEC). Nesta sexta-feira (5), o secretário-executivo do Ministério da Economia, Marcelo Guaranys, disse que a redução da TEC é necessária para minimizar os impactos econômicos da pandemia no Brasil.
Segundo ele, é preciso aproveitar essa oportunidade para reduzir os preços para a população.

Em nota conjunta, os ministérios da Economia e Relações Exteriores anunciaram a redução em 10% das alíquotas do imposto de importação de 87% dos produtos do universo tarifário, mantendo de fora bens como automóveis e sucroalcooleiro, que já têm um tratamento diferenciado pelo bloco.

A redução foi adotada por decisão do Comitê-Executivo de Gestão da Câmara de Comércio Exterior (Camex) e será temporária, até 31 de dezembro de 2022. O tamanho da redução foi ao encontro do que ficou acertado com a Argentina no início de outubro, durante visita de ministros do país vizinho ao Brasil.

“Estamos fazendo uma revisão ampla da TEC, e continuamos nesse caminho de reforma estrutural no comércio. Ao mesmo tempo, estamos vivendo uma situação global de inflação, por isso é muito importante que utilizemos todos os instrumentos possíveis para acelerar a recuperação”, afirmou Guaranys.

Sair da versão mobile