Nasceu em Brasília a primeira plataforma online de financiamento coletivo (ou crowdfunding) do agronegócio brasileiro. Com lançamento do site, o Instituto Agrofunding pretende captar recursos para projetos sociais e ambientais que tenham por trás grandes multinacionais e startups (novas empresas de tecnologia) do setor.
Um dos idealizadores do projeto é o economista e consultor Hélcio Botelho. “Na nossa plataforma, a pessoa vai poder se inscrever e apresentar o seu projeto passando por uma curadoria para que encontremos o que seja mais afinado com nossa proposta”, diz ele.
Segundo Botelho, o plano é ter algo semelhante ao Catarse, a primeira e maior plataforma de financiamento coletivo voltada para toda espécie de negócio. No caso do Agrofunding, a ideia é obter verba para projestos nas áreas de meio ambiente, tecnologia na agropecuária, projetos de irrigação, biofertilizantes e na agricultura como um todo. Também na área de orgânicos, capacitação e agroecologia.
Já nesses primeiros meses, o instituto acaba de firmar sua primeira parceria com a Aliança da Terra, ONG ligada a projetos ambientais e apoio aos indígenas no segmento agropecuário em Mato Grosso.