A Nigéria, maior economia da África e o país mais populoso do continente, é o mais novo parceiro do Brics – grupo de nações com mercado emergente composto por Brasil, Rússia, índia, China e África do Sul (titulares). O anúncio foi feito no dia 17 pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE). Com sua adesão, o agrupamento passa a contar com nove países parceiros adicionais, além dos cinco membros titulares.
A Nigéria tem grande relevância econômica, figurando entre os 30 maiores PIBs do mundo, e é membro da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) desde os anos 1970. Suas riquezas naturais, como petróleo e gás, e a forte conexão histórica e cultural com o Brasil, reforçam o potencial para cooperação econômica, especialmente no setor de energia.
- Veja em primeira mão tudo sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no Google News!
Atualmente, o Brasil ocupa a presidência do Brics e, segundo o Itamaraty, a Nigéria possui interesses alinhados ao bloco, atuando no fortalecimento da cooperação do Sul Global e na reforma da governança global. A inclusão amplia as oportunidades de integração econômica e de mercado para o Brasil e os demais membros do agrupamento.