Economia

O que o Banco dos Brics pode fazer em prol do agro?

Possibilidades foram destacadas pelo presidente da instituição financeira, Marcos Troyjo

Popularmente conhecido como Banco dos Brics, o New Development Bank (NDB) pode atuar em favor do desenvolvimento do setor da agropecuária — do Brasil e de outros países. Quem falou sobre o assunto foi o presidente da própria instituição financeira, o brasileiro Marcos Troyjo.

O tema entrou na pauta da edição de Brasília da série “Seminários sobre Sustentabilidade e Inovação no Cooperativismo”. O evento, que contou com a presença do presidente do Banco dos Brics e de outras autoridades, foi realizado pelo Canal Rural em parceria com a Organização das Cooperativas do Brasil (OCB).

“Tudo que a gente faz tem o propósito de práticas de desenvolvimento sustentável” — Marcos Troyjo

Instigado durante o evento por Giovani Ferreira, diretor de conteúdo do Canal Rural, Troyjo afirmou que em relação ao agro, o Banco dos Brics pode, por exemplo, auxiliar em projetos voltados à sustentabilidade. “Tudo que a gente faz tem o propósito de práticas de desenvolvimento sustentável”, afirmou o executivo à frente do NDB.

Banco dos Brics, agro e financiamentos

dinheiro, EUA, Estados Unidos, dólar - bancos
Foto: Pixabay

Troyjo informou que 40% de projetos a serem financiados pelo banco no decorrer dos próximos três anos serão destinados a ações que tenham por objetivo mitigar ou adaptar os efeitos em decorrência das mudanças climáticas, o que tem sido trabalhado por produtores rurais espalhados pelo planeta.

O presidente do Banco dos Brics pontuou, ainda, que projetos relacionados à irrigação, à armazenagem e ao desenvolvimento de energias renováveis tendem a ser atendidos pela instituição. E isso pode ser feito diretamente com o NDB ou por meio de parceiros presentes nos países atendidos pela empresa.

“Essa é a razão pela qual nós fizemos o acordo de R$ 1 bilhão com o Banco do Brasil”, disse Troyjo. “Temos o maior projeto já aprovado pelo banco até agora, que é junto ao BNDES, também para a área de infraestrutura sustentável”, prosseguiu o presidente do NDB, que, atualmente, atende cerca de 90 projetos.

Sustentabilidade é destaque entre autoridades

Seminário Inovação e Sustentabilidade no Cooperativismo - manaus - giovani ferreira 0 ocb - agricultura regenerativa
Foto: Canva

Marcos Troyjo não foi a única autoridade presente na série “Seminários sobre Sustentabilidade e Inovação no Cooperativismo”. O evento promovido pelo Canal Rural e pela OCB contou com as participações dos ministros Marcos Montes (Agricultura) e Joaquim Leite (Meio Ambiente), do embaixador Paulino Franco de Carvalho Neto e da diretora de Produção Sustentável e Irrigação do Ministério da Agricultura, Pecuário e Abastecimento (Mapa), Fabiana Villa Alves.

A íntegra do evento, que foi realizado na última quarta-feira (24), pode ser conferida no vídeo abaixo:

Leia também:

+ Brasil pode se tornar a Arábia Saudita dos alimentos, diz presidente do Banco dos Brics
+ O que o agro brasileiro está fazendo em termos de sustentabilidade?
+ ‘A nossa agricultura é a mais regenerativa do mundo’, diz ministro do Meio Ambiente
+ Disponibilidade de água pode colocar o Brasil em posição de protagonismo mundial
+ O mundo precisa do Brasil para ter alimentos, diz ministro da Agricultura