O ministro da Economia, Paulo Guedes, viajou aos Estados Unidos para participar das reuniões anuais do Fundo Monetário Internacional (FMI) e dos conselhos de governadores do Grupo Banco Mundial (GBM). Ambos os eventos serão realizados nesta semana, de terça a sexta-feira (11 a 14 de outubro), na capital Washington.
+ Desemprego nos Estados Unidos atinge 3,5% em setembro
A agenda de Guedes inclui, segundo divulgado pelo governo federal, a participação na 3ª reunião de ministros de finanças e presidentes de Bancos Centrais do G20 e na reunião de ministros de finanças e agricultura do G20. Segundo poder Executivo brasileiro, aos menos seis assuntos serão abordados nesses encontros:
- Oportunidades para o Brasil;
- Ações de combate à pandemia;
- Medidas de alívio de curto prazo e medidas estruturais;
- Digitalização de serviços públicos;
- Produtividade e sustentabilidade;
- Desafios propostos aos países em meio a atual conjuntura global.
Além disso, Guedes aproveitará a viagem aos Estados Unidos para participar de encontros com investidores, agentes financeiros e analistas estrangeiros com interesse no Brasil.
Paulo Guedes e questões de interesse global
As reuniões anuais do Fundo Monetário Internacional e dos conselhos de governadores do Grupo Banco Mundial contam com titulares de bancos centrais, ministros de finanças e desenvolvimento, executivos do setor privado, representantes de organizações da sociedade civil e acadêmicos.
Os encontros têm como objetivo a discussão de questões de interesse global, como perspectivas econômicas mundiais, erradicação da pobreza, desenvolvimento econômico e eficácia das ajudas externas. Além das reuniões, fazem parte da programação seminários, briefings regionais e outras atividades focadas na economia global, no desenvolvimento internacional e no sistema financeiro mundial.
_________
Acompanhe notícias sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Clique aqui e siga o Canal Rural no Google News.