Economia

PIB do Brasil cai 1,5% no 1º trimestre; agro puxa resultado e sobe 0,6%

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelam que a agropecuária foi o único setor que teve PIB positivo, puxando mais uma vez os resultados da economia

agropecuária
Foto: Governo de Rondônia

Afetado pela pandemia do novo coronavírus e pelo distanciamento social, o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil, que é a soma de todos os bens e serviços produzidos, caiu 1,5% no primeiro trimestre do ano na comparação com o último trimestre de 2019.

Mais uma vez, a agropecuária se destaca com resultado positivo. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o setor apresentou alta de 0,6%. O PIB da indústria caiu 1,4% e o de serviços recuou 1,6%.

Comparação com mesmo período de 2019

Já na comparação com o primeiro trimestre de 2019, o PIB do Brasil entre janeiro e março de 2020 caiu 0,3%. Neste caso, novamente a agropecuária de destaca, com alta de 1,9%, contra queda de 0,1% da indústria e 0,5% no setor de serviços. 

“Este resultado [do PIB da agropecuária] pode ser explicado, principalmente, pelo desempenho de alguns produtos da lavoura com safra relevante no primeiro trimestre, como a soja, e pela produtividade, visível na estimativa de variação da quantidade produzida vis-à-vis a área plantada”, disse o IBGE.