O Produto Interno Bruto (PIB), que é a soma de todos os bens e serviços produzidos, da China registrou queda de 6,8% no primeiro trimestre de 2020, em meio à pandemia do novo coronavírus. De acordo com dados do Departamento Nacional de Estatísticas (DNE), o PIB do país foi de 20,65 trilhões de yuans (US$ 2,91 trilhões).
Segundo o ógão, o desenvolvimento econômico e social do país se manteve, no geral, estável no primeiro trimestre do ano, embora reconhecendo que o surto da Covid-19 tenha sido um teste severo.
Os dados mostraram que a produção do setor de serviços, que representa cerca de 60% do total do PIB, caiu 5,2%, enquanto a indústria primária e a secundária registraram baixas de 3,2% e 9,6%, respectivamente.
“A situação de controle e prevenção da epidemia continuou melhorando com uma interrupção básica na transmissão epidêmica no país”, disse o DNE, acrescentando que a retomada do trabalho e da produção está acelerando e as indústrias fundamentais estão crescendo constantemente.
Os dados desta sexta-feira, 17, apontaram que o mercado de trabalho da China melhorou ligeiramente em março, com a taxa de desemprego pesquisada nas áreas urbanas em 5,9%, queda de 0,3 ponto percentual ante o mês anterior.