Economia

A China não é o problema dos EUA, problema é o Fed, dispara Trump

O presidente americano tem feito diversas críticas ao banco, acusando-o de dificultar a expansão da economia do país ao manter os juros altos demais

Donald Trump
Trump chegou a chamar o presidente do banco central americano, Jerome Powell, de “sem noção”. Foto: Fórum Econômico Mundial/Faruk Pinjo

O problema da economia norte-americana não é a guerra comercial com a China, mas a demora do banco central do país, o Federal Reserve, para cortar a taxa básica de juros, disparou o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, no Twitter.

“Os preços para nós não estão subindo, em alguns casos estão baixando. A China não é o nosso problema, embora Hong Kong não esteja ajudando. Nosso problema é com o Fed”, afirmou.

Em outra mensagem, Trump afirmou que o presidente da instituição, Jerome Powell, é “sem noção” e que graças a ele os outros países estariam criando vantagem sobre os EUA. Em caixa alta, Trump chamou a inversão de curva de juros de “insana”. “Em breve iremos colher os frutos e recompensas, mas o Fed está nos impedindo”, afirmou.

Trump tem feito diversas críticas ao Fed e a Powell, acusando-os de dificultar a expansão da economia do país ao manter os juros altos demais. Atualmente, a taxa básica de juros dos Estados Unidos está na faixa de 2% a 2,25% ao ano.