ALERTA

Procon orienta consumidores a denunciar cobrança extra sobre Pix

Lei veda o repasse de taxas eventualmente cobradas pelas instituições financeiras, independente se pagamento for no Pix, débito, crédito ou boleto

Transferência PIX no celular
Foto: Reprodução Agência Sebrae de Notícias

A Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor de São Paulo (Procon-SP) fez uma alerta nesta quarta-feira (15) para que os consumidores tomem cuidado com cobranças ilegais em pagamentos com Pix.

Segundo o órgão, não podem ser cobradas taxas extras nos pagamentos feitos nessa modalidade de transferência bancária.

“Nada mudou, nem deve mudar, para o consumidor. E, mesmo que mudasse, os fornecedores não poderiam cobrar qualquer taxa extra para receber pagamentos por qualquer modalidade – Pix, cartão de crédito, de débito ou boleto”, afirmou Patrícia Dias, assessora técnica do Procon-SP.

Segundo ela, a lei veda o repasse ao consumidor de taxas eventualmente cobradas pelas instituições financeiras ou empresas de meios de pagamento, uma vez que estes encargos compõem os custos do negócio e não podem ser cobrados à parte em função da modalidade escolhida pelo comprador.

De acordo com o Procon-SP, os consumidores que se depararem com a cobrança de taxas extras para pagamentos, devem recusar, ou registrar, de alguma forma, a cobrança extra e fazer uma reclamação ou denúncia no site da instituição.