Compreender como funciona alguns aspectos específicos do mercado, como a formação dos preços dos fertilizantes, é fundamental para quem deseja gerir de forma mais otimizadas os custos operacionais das lavouras.
+ Preços de sementes de soja e fertilizantes tendem a cair em Mato Grosso
Dentre os fatores de oferta, por exemplo, destacam-se cinco itens:
- Questões geopolíticas;
- Preços das matérias-primas;
- Taxas de operação;
- Logística; e
- Questões climáticas.
Nos fatores de demanda, os principais direcionadores do preço são: subsídios & financiamentos, época de demanda, projeção de safras, economia global & mercado agrícola, relação de troca das commodities agrícolas com os fertilizantes e também as questões climáticas.
Panorama para o mercado de fertilizantes em 2023
Após atingir preços recordes em 2022, principalmente por causa da guerra entre Rússia e Ucrânia e outros gargalos de oferta que vinham ocorrendo desde 2021, os preços dos fertilizantes estão recuando neste início de 2023. Isso devido à quebra de demanda diante dos altos patamares. Assim, para este ano, é esperado um mercado mais equilibrado, com a demanda cautelosa e a oferta procurando liquidez, reduzindo preços.
“A perspectiva é de que o consumo aumente devido à melhora do poder de compra dos agricultores” — Safras & Mercado
“As relações de troca com as principais commodities agrícolas, como a soja e o milho, serão fundamentais para ditar os volumes demandados pelo Brasil e Estados Unidos, importantes consumidores”, reforça a equipe de analistas da consultoria Safras & Mercado. “A perspectiva é de que o consumo aumente devido à melhora do poder de compra dos agricultores com os preços dos fertilizantes mais favoráveis neste ano em relação a 2022.”
As oscilações econômicas mundiais, como as variações do dólar, e as questões envolvendo a guerra entre Rússia e Ucrânia, continuarão como pontos de atenção para o mercado de fertilizantes, complementa a consultoria.
_____________
Editado por: Anderson Scardoelli.
_____________
Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Siga o Canal Rural no Google News.