Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

'TARIFAS RECÍPROCAS’

Quase metade das exportações dos EUA ao Brasil tem tarifa zero, afirma Amcham Brasil

Segundo a Câmara Americana de Comércio para o Brasil, 48% das exportações dos EUA entram no território brasileiro sem tarifas, e outros 15% estão sujeitos a alíquotas de no máximo 2%

Estados Unidos Bandeira - desemprego - brasil-eua - safra
Foto: Pixabay

Apesar de o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ter mencionado o Brasil como um dos países que serão alvo de tarifas de importação “recíprocas”, quase a metade das vendas de produtos norte-americanos ao mercado brasileiro é livre de tarifas, segundo a Amcham Brasil.

A câmara de comércio informa que a tarifa média de importação aplicada pelo Brasil ao mundo é de 12,4%, mas que para produtos dos Estados Unidos ela cai a apenas 2,7%.

Isso ocorre porque 48% das exportações do país entram no território brasileiro sem tarifas, e outros 15% estão sujeitos a alíquotas de no máximo 2%.

Além disso, segundo dados dos Estados Unidos, nos últimos dez anos (2014-2023) o país acumulou superávit de US$ 263,1 bilhões no comércio de bens e serviços com o Brasil, disse a Amcham.

“Apenas em 2024, o saldo positivo em bens para os Estados Unidos foi de US$ 7,3 bilhões, o sétimo maior entre seus parceiros comerciais”, disse a câmara de comércio, acrescentando que “a relação econômica e comercial entre Brasil e Estados Unidos é equilibrada e benéfica”.

“Diante dos benefícios mútuos e da relevância da relação bilateral, a Amcham Brasil reforça a necessidade de um diálogo construtivo entre os governos do Brasil e dos Estados Unidos para buscar soluções negociadas e equilibradas”, afirmou.

Sair da versão mobile