Cerca de 80% dos recursos previstos para o programa de subvenção ao prêmio do seguro rural deste ano já estão comprometidos. A previsão do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) é de que os R$ 990 milhões disponíveis terminem antes da primeira semana de agosto. A informação foi confirmada ao Broadcast pelo diretor do departamento de risco rural da pasta, Pedro Loyola. O ministério espera uma suplementação de R$ 710 milhões de reais, que deve ser discutida em reunião na próxima semana. Diante de tal situação, a especialista Barbara Amans, da Wit Insurance, foi enfática: “situação crítica”.
Barbara falou sobre o assunto seguro rural — e o atual comprometimento — em entrevista ao Canal Rural. Ela participou, ao vivo, da edição desta quinta-feira (14) do telejornal ‘Mercado & Companhia’. “O produtor que ainda não contratou [o seguro] vai ficar sem a apólice de seguro, que é o único plano B que ele possui, ou vai contratar um valor inferior ao que ele realmente investiu”, afirmou ao ser questionada pela apresentadora Pryscilla Paiva. “O produtor rural deve ter mente organização e planejamento financeiro”, prosseguiu a entrevistada. “Assim, ele não sente tanto os impactos do mercado e essas oscilações”, complementou.
Para a executiva da Wit Insurance, os produtores rurais enfrentam, infelizmente, problemas que vão além do “risco climático”. “A gente vem se deparando com novas formas de impacto direto ao produtor rural: oferta e demanda de fertilizantes, aumento do dólar”, exemplificou Barbara. “Tudo isso impacta no custo final que o produtor tem para fechar a conta”, atentou-se.
Seguro rural: dicas de Barbara Amans
A entrevista concedida ao Canal Rural também serviu para Barbara Amans apresentar duas sugestões caso o valor de subvenção do seguro rural não aumente. De acordo com ela, o produtor rural precisa:
- Buscar consultoria e corretagem de seguro especializados no agronegócio;
- Pesquisar por produtos mais aderentes à produção rural específica e, assim, evitar gastar mais do que deveria com seguro rural.
Seguro rural: comentário de Miguel Daoud
O tema seguro rural também rendeu comentário de Miguel Daoud. Confira abaixo: