Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

POSICIONAMENTO

Unica se diz preocupada com medida europeia de vigilância retroativa sobre importação de etanol

A Unica recebeu com perplexidade as novas medidas da Comissão Europeia de vigilância retroativa sobre as importações de etanol

etanol
Foto: Agência Brasil

A União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia (Unica) divulgou comunicado no qual informa que recebeu com perplexidade e preocupação as novas medidas da Comissão Europeia de vigilância retroativa sobre as importações de etanol.

“Aplicada de forma unilateral, a tentativa de colocar entraves à importação do biocombustível brasileiro para o bloco europeu é uma decisão exclusivamente protecionista de mercado, que desconsidera os atributos do etanol, podendo impactar diretamente na tarifa do sistema integrado da União Europeia”, disse a Unica na nota.

A S&P Global Commodity Insights, citando um documento legislativo publicado em 15 de setembro, disse que a Comissão Europeia vai analisar dados de importação de etanol combustível referentes aos últimos três anos, para proteger produtores da União Europeia.

A decisão foi tomada após uma disparada de 45% nas importações de etanol pela UE entre 2021 e 2022, disse a comissão.

Estados Unidos, Brasil e Peru foram os principais exportadores de etanol combustível para o bloco em 2022.

A Unica, por meio de sua representação na União Europeia, informou que “está em contato com as autoridades da Comissão Europeia para entender os contornos dessa medida e garantir que etanol não tenha sua competitividade comprometida por uma política econômica contra a eficiência, a sustentabilidade e excelência de um produto do setor sucroenergético brasileiro”.

______

Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Siga o Canal Rural no Google News.
Sair da versão mobile