Por Rosa Riscala
A ata do Copom, amanhã, tem o desafio de explicar o texto mais conservador do comunicado, depois de Powell avisar que o desaperto já é discutido pelo Fomc e depois de o governo conseguir vitórias importantes na agenda econômica do Congresso, aprovando a subvenção do ICMS e a reforma tributária, que fortalecem o cenário fiscal. A PEC deve ser promulgada na 4ªF e a MP da subvenção, grande aposta da Fazenda para aumentar a arrecadação em 2024, ainda deve passar no Senado.
O governo também espera concluir nesta semana a votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias. Na Câmara, os deputados devem votar a regulamentação das apostas esportivas, que foi modificado pelo Senado.
Além da ata do Copom (3ªF), são importantes para o debate dos juros esta semana o Índice de Atividade do Banco Central, o IBC-Br de outubro (4ªF), o Relatório Trimestral de Inflação RTI (5ªF) e os dados do setor externo de novembro (6ªF). Nos EUA, será decisivo o PCE para consolidar as expectativas de que o juro começa a cair março, mas o dado só sai na 6ªF.
Já os mercados asiáticos são destaques no início desta semana com a decisão do BoJ japonês (hoje à meia-noite), que pode iniciar a saída dos juros negativos, e do PBoC da China (amanhã), para definir as taxas de empréstimos para 1 e 5 anos (LPR).
Veja a Agenda de hoje no mercado financeiro
▪️ 06h00 — Alemanha/Ifo: índice de sentimento das empresas de dezembro
▪️ 07h30 — EUA: Vice-presidente do BoE, Ben Broadbent, discursa na London Business School
▪️ 08h00 — FGV: IPC-S da 2ª quadrissemana de dezembro
▪️ 08h25 — BC: Pesquisa Focus
▪️ 10h00 — Posse de Paulo Gonet no cargo de Procurador-Geral da República, com a participação de Lula e Haddad
▪️ 10h30 — Alemanha: Dirigente do BCE Isabel Schnabel media discussão na conferência bienal sobre política fiscal e união monetária e econômica
▪️ 12h00 — EUA: NAHB – Índice de Confiança das Construtoras de dezembro
▪️ 12h00 — Alemanha: Economista-chefe do BCE, Philip Lane, media discussão na conferência bienal sobre política fiscal e união monetária e econômica
▪️ 15h00 — Secex: Balança comercial semanal