Diversos

Venda casada: webinar vai orientar produtores a usar plataformas de reclamação

Prática ocorre quando a instituição financeira condiciona a liberação do crédito à aquisição de outros produtos financeiros, como títulos de capitalização, consórcios e seguros estranhos à atividade

crédito rural, dinheiro, títulos verdes, agricultura sustentável
Foto: Ministério da Agricultura

Um webinar na próxima quinta-feira, 13, às 10h, vai orientar os produtores rurais a utilizar as plataformas de denúncia contra instituições bancárias que praticarem a chamada venda casada na concessão de crédito agrícola. A iniciativa é do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag). A transmissão será feita pelo YouTube.

A venda casada ocorre quando a instituição financeira condiciona a liberação do crédito à aquisição de outros produtos financeiros, como títulos de capitalização, consórcios e seguros estranhos à atividade financiada.

As entidades que organizam o webinar irão apresentar suas plataformas de denúncia contra a prática, fornecendo as orientações necessárias para o uso de cada uma.

A transmissão também irá esclarecer as principais dúvidas sobre a ocorrência da venda casada na liberação do crédito rural, bem como a forma correta de sua identificação.