As vendas de máquinas agrícolas caíram 18,5% em abril, na comparação com o mesmo mês do ano passado, informou nesta terça-feira (4), a Fenabrave, associação que representa revendedores de equipamentos usados no campo. No total, 4 mil tratores de rodas e colheitadeiras de grãos foram vendidos em abril.
Na comparação com março, quando foram vendidas 3,8 mil unidades, o número representa um aumento de 5,1%, atribuído pela Fenabrave ao início da nova safra.
- Confira na palma da mão informações quentes sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no WhatsApp
“Talvez a realização de grandes eventos do setor possa contribuir para a melhora dos resultados deste ano, mas isso dependerá do volume e da taxa de juros a serem anunciados para o novo Plano Safra 2024/2025, sendo ainda prematuro avaliar os impactos no segmento”, disse o presidente da Fenabrave, José Maurício Andreta Júnior.
Enquanto as vendas de carros podem ser atualizadas diariamente com base nos licenciamentos de veículos, os números de máquinas agrícolas precisam ser levantados com os fabricantes. Por isso, as estatísticas têm defasagem de um mês em relação ao balanço das vendas de automóveis, divulgado nesta terça pela Fenabrave com dados relativos a maio.
No acumulado de janeiro a abril, as vendas de máquinas agrícolas somaram 12,7 mil unidades, 33,5% a menos do que nos quatro primeiros meses de 2023.