As vendas de máquinas agrícolas, entre tratores e colheitadeiras, terminaram o ano passado com crescimento de 26%, informou nesta quarta-feira, 2, a Fenabrave, associação que, além das concessionárias de automóveis, representa revendedores de equipamentos usados no campo.
No total, 58,4 mil unidades foram entregues a produtores rurais em 2021, incluindo na conta as 5,7 mil máquinas vendidas em dezembro, quando o volume superou em 17,6% o total do mesmo mês de 2020. Na comparação com novembro, a alta foi de 9,2%.
Como não se trata de emplacamentos, que podem ser atualizados diariamente, os números de máquinas agrícolas precisam ser levantados com os fabricantes. Por isso, as estatísticas têm defasagem de um mês em relação ao balanço das vendas de carros, cujos resultados divulgados nesta quarta pela Fenabrave já são relativos a janeiro.
Segundo o presidente da associação, José Maurício Andreta Júnior, a tendência é de mais crescimento no setor em 2022. “O ano de 2021 foi ótimo para a venda de tratores e máquinas agrícolas. Foram mais de 58 mil unidades comercializadas, e o cenário para 2022 é igualmente positivo ao agrobusiness, o que deve manter a demanda alta”, comentou.