Empreendedorismo Global

Agro é reconhecido no Prêmio ApexBrasil-Exame 2024

Melhores dos Negócios Internacionais 2024: uma noite marcada pelo reconhecimento da excelência e da inovação no comércio exterior

castanha-do-pará
Foto: Ronaldo Rosa/Embrapa

O Porteira Aberta Empreender, uma realização do Sebrae e do Canal Rural, marcou presença no evento organizado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) em parceria com a Exame.

Reconhecidas pelo impacto econômico global, as micro e pequenas empresas ganharam destaque na cerimônia ‘Melhores dos Negócios Internacionais 2024’, realizada nesta segunda-feira(9), em São Paulo.

O evento reuniu o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, o presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, líderes empresariais e especialistas em comércio exterior, celebrando iniciativas que impulsionam a internacionalização e atração de investimentos.

  • Participe do Porteira Aberta Empreender: envie perguntas, sugestões e conte sua história de empreendedorismo pelo WhatsApp.

Protagonismo das Micro e Pequenas Empresas

Casos como o da Castanha Ouro Verde Importação e Exportação LTDA, vencedora na área “Destaque Agro”, evidenciam o crescimento e a resiliência desses negócios.

“Esse prêmio é um reconhecimento de todo um trabalho feito não apenas por mim, e, sim, por toda a minha equipe”, disse Ítalo Toneto Souza Silva, dono da empresa Castanha Ouro Verde, que fica em Rondônia.     

Homem em pé
Ítalo Toneto Souza Silva, dono da empresa Castanha Ouro Verde

No evento, do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin reforçou a relevância da desburocratização para a competitividade do Brasil:

“Cada dia, a carga parada custa 0,8% do seu valor e, ao desburocratizar o portal único, reduzimos o prazo de liberação de produtos de 9 para 5 dia, gerando mais empregos e crescimento dentro do país”, afirmou Alckmin.

Jorge Viana, presidente da ApexBrasil também destacou o papel do empreendedorismo para a internacionalização:

“A noite é sobre a internacionalização dos produtos brasileiros. Há 20 anos, exportávamos dezenas de bilhões. Hoje, falamos de centenas. Estamos entrando na era trilhardária do comércio exterior, o que significa mais emprego, renda e maior presença do Brasil no mundo”, disse Viana.

Confira AQUI todas as empresas vencedoras no Prêmio ApexBrasil-Exame 2024.