As redes sociais revolucionaram a maneira como as empresas interagem com os clientes. Neste ano, tecnologias inovadoras e conexões humanas podem ser os pilares para engajar e conquistar clientes. Os pequenos negócios devem acompanhar as tendências para se destacarem no cenário digital e, claro, para conseguirem bons resultados.
Os produtores rurais também podem aproveitar essas tendências de mercado. Para Silmara Regina de Souza, consultora de negócios do Sebrae-SP, o uso de tecnologias mais avançadas como realidade aumentada, inteligência artificial e automação podem ser aproveitadas mesmo nos pequenos negócios.
Confira as sete tendências destacadas pela consultora do Sebrae-SP:
- Realidade aumentada e virtual – experiências imersivas ganharão força, permitindo que marcas criem eventos virtuais e lojas interativas, para engajamento mais profundo com os consumidores.
- Inteligência artificial e automação – Ferramentas de IA personalizarão conteúdos e devem otimizar campanhas. No entanto, a autenticidade será essencial para engajar seguidores.
“A automação inteligente pode aprimorar o atendimento ao cliente, enquanto ferramentas generativas permitirão a produção rápida e criativa de conteúdo. Porém, é preciso cuidado para não gerar uma “comoditização” do conteúdo. A autenticidade será cada vez mais valorizada pelos seguidores”, explica Silmara.
- 3. Conteúdo efêmero e vídeos verticais – Stories e TikToks continuarão em alta.
“Os vídeos curtos e dinâmicos continuarão dominando as estratégias de conteúdo. O desafio é passar a mensagem em poucos segundos e reter a atenção do seguidor.”
- 4. Social commerce – Com compras integradas às redes, plataformas podem transformar o entretenimento em vendas diretas.
“Funcionalidades de compra direta permitirão uma experiência de consumo fluida, aumentando a importância das redes sociais como canal de vendas. Nesse contexto, o TikTok se destaca pois está investindo cada vez mais em recursos que possibilitem a compra na plataforma.
- 5. Comunidades – Formar grupos com interesses em comum será uma estratégia poderosa para fidelizar clientes e criar engajamento genuíno.
- 6. Foco em conversação – Recursos como mensagens diretas e atendimento automatizado tornarão o diálogo com o público mais eficiente e humanizado. De acordo com Silmara, o Instagram está investindo cada vez mais em conversas, lançando recursos e aprimorando as “DMs” (mensagens diretas) para incentivar os usuários a se manterem dentro da rede.
“Nesse sentido, o marketing conversacional, que é aquele que usa estratégias focadas em conversas para vender, ganha cada vez mais espaço”, argumenta.
- 7. Autenticidade – Marcas e influenciadores deverão priorizar narrativas reais e envolventes para conquistar a confiança do público.
“Os influenciadores serão impulsionados a revisitar suas formas de comunicação, saindo da “publi” tradicional e indo para uma abordagem mais próxima do público e realista. O conteúdo, inclusive da publicidade, deverá ser mais significativo e impactante”, finaliza Silmara.
Como o Sebrae-SP pode ajudar?
O Sebrae-SP oferece consultorias, cursos e palestras para ajudar pequenos empresários a adotarem essas tendências, transformando desafios em oportunidades de crescimento.
Os micro e pequenos empreendedores, inclusive, produtores rurais podem buscar informações em qualquer ponto de atendimento do Sebrae-SP na região. Confira os endereços AQUI