RECONHECIMENTO

Estado alcança 67 'Selos Agro SP Artesanais' e lança nova plataforma para consumidores

Iniciativa pretende fortalecer os produtores rurais paulistas e promover qualidade dos produtos artesanais

Mesa de queijos
Foto: iStock | Divulgação Pixabay

Neste mês de fevereiro, o estado paulista atingiu a marca de 67 ‘Selos Agro SP Artesanais’, uma certificação importante concedida a produtores rurais locais.

Para este reconhecimento, aconteceu um mutirão informativo com os produtores de todo o Estado, em que foram apresentadas inúmeras vantagens em adquirir o reconhecimento. 

O selo, oferecido pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo,  promove a excelência dos produtos artesanais, garantindo que os consumidores tenham acesso a alimentos de alta qualidade e com segurança alimentar.

A obtenção dos selos ocorre após visitas técnicas, em que são avaliados diversos aspectos dos processos de fabricação, que vão desde higiene até práticas de manejo e conservação dos produtos.

Entre os negócios certificados estão queijarias, apicultores, produtores de embutidos e outros estabelecimentos.

“Um dos principais objetivos da Secretaria de Agricultura com essa ação, é oferecer ao produtor artesanal uma ferramenta adicional que agrega valor ao seu produto. Por isso, mutirões informativos acabam sendo métodos eficazes em prol do desenvolvimento do seu negócio”, afirma Emilio Bocchino, coordenador da Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro).

Concedido gratuitamente pela Codeagro, o selo garante a segurança alimentar e valoriza os produtos paulistas.

Além disso, garantir o reconhecimento junto aos consumidores, melhora a rentabilidade dos produtores artesanais e atesta a confiabilidade no mercado.

Plataforma digital facilita a localização dos produtos certificados

Para impulsionar ainda mais os negócios dos produtores artesanais, a Codeagro lançou uma plataforma digital, para que seja possível localizar os produtores que receberam o selo. 

A ferramenta não só proporciona um aumento nas vendas aos produtores, como também fortalece o vínculo com os consumidores, que podem comprar com mais confiança e transparência. 

O produtor rural que deseja adquirir o selo precisa atender alguns critérios do Serviço de Inspeção de São Paulo (SISP Artesanal), que estabelece diretrizes claras de produção e inspeção.

O Sebrae oferece orientações para ajudar o produtor neste caminho do reconhecimento dos produtos.

Porteira Aberta Empreender: conectando o campo e o mundo

Se você é micro ou pequeno produtor rural e deseja abrir as portas do seu negócio de forma sustentável, assista e participe do programa Porteira Aberta Empreender.

O programa é uma produção do Canal Rural em parceria com o Sebrae, e é o lugar certo para você, micro e pequeno produtor rural, descobrir soluções, produtos, serviços e inovações que vão fortalecer seu o empreendedorismo.

  • Participe do Porteira Aberta Empreender: envie perguntas, sugestões e conte sua história de empreendedorismo pelo WhatsApp.

Confira onde assistir ao programa

No dia 27 de fevereiro, assista ao Porteira Aberta Empreender em um destes canais:

Arte com os canais de TV do Canal Rural. Assista ao Porteira Aberta Empreender
Canais disponíveis para assistir ao programa Porteira Aberta Empreender, às quintas-feiras, às 17h45, e aos domingos, às 7h30.

Acesse aqui e confira temas abordados como Exportação para Pequenos Produtores, Acesso ao Crédito, Indicação Geográfica, entre outros. Acesse e participe pelo WhatsApp!