![Casal segurando uma pitaia Casal segurando uma pitaia](https://imagens-cdn.canalrural.com.br/2025/02/pitaia.png)
Exportar é a vontade de muitos produtores rurais, mas alcançar esse objetivo exige esforço, qualificação e dedicação.
No interior de São Paulo, na cidade de Itu, Renato Brando e Eliana Monteiro conseguiram alcançar este marco. Eles transformaram o cultivo de pitaias em um negócio rentável que rompeu as fronteiras brasileiras.
Parte da produção de pitaia, também conhecida como fruta do dragão, é destinada ao mercado internacional. A história do casal começou quando Renato presenteou Eliana com uma muda da planta. Ela ficou encantada com a beleza da flor e da fruta.
Eliana e Renato sempre trabalharam no segmento de indústria química. A vida na capital paulista sempre foi puxada e, visando o futuro, começaram a planejar o que fariam quando chegasse o momento de se aposentar.
Com uma conexão natural com o campo, decidiram trocar a vida urbana pelo cultivo de pitaias a partir do presente que Renato deu à Eliana. Antes mesmo de iniciar o plantio, o casal visitou uma plantação já estruturada. Adquiriram mudas e começaram o cultivo da fruta exótica.
“No início, fizemos tudo de forma improvisada, sem análise de solo ou preparo adequado. Não conhecíamos o controle de pragas, o que atrasou o crescimento”, lembrou Renato.
Aos poucos, o casal foi buscando conhecimento com outros produtores rurais, além de qualificação especializada.
“Fizemos cursos no Sebrae e no Senar, que nos ensinaram sobre gestão, manejo e finanças. Esses conhecimentos foram essenciais para estruturar nosso negócio e buscar a certificação necessária para exportar”, afirmou Eliana.
Com o tempo e qualificação, o casal dominou o cultivo e a gestão de negócios.
“Até o quarto, quinto ano, a produtividade foi somente para manutenção dos custos que nós tínhamos com adubo, mão de obra e o manejo”, disse a produtora.
Eliana ainda contou que já está no sétimo ano de cultivo e percebeu que, apenas em 2023, a atividade se tornou realmente lucrativa.
“Em 2023, nós produzimos 23 toneladas. Em 2024, cerca de 30 toneladas de pitaia. Para a gente, não é só a parte financeira, mas também saber que o nosso produto é um alimento para o consumidor”, afirmou a produtora.
Os produtores afirmaram que o network (rede de contatos, em português) também foi um divisor de águas para chegar ao mercado internacional.
“Um dia um rapaz veio trazer adubo e disse que conhecia um exportador. Começou aí, uma conversa para a gente exportar. Não fazemos isso direto, porque não estamos preparados, quem sabe no futuro, mas através de parceiros, a gente manda as nossas pitaias para América do Norte e Europa”, disse Renato.
A primeira exportação ficará para sempre guardada na memória do casal, porque a separação das frutas exigiu cuidado redobrado.
“Precisam ser perfeitas! Casca sem marcas, cor intensa e peso ideal. Não foi fácil, mas conseguimos”, contou Renato.
Além do mercado internacional, os produtores vendem para estabelecimentos locais, como mercados, quitandas ou diretamente ao consumidor. Para Renato, ser produtor rural é mais do que um trabalho. Se tornou um estilo de vida.
“É conviver com a natureza, cuidar da terra e viver com propósito”, relatou.
Eliana complementa dizendo que a fruta transformou a vida do casal.
“Produzir algo que alimenta outras pessoas é uma realização.”
A parceria sólida do casal une paixão, qualificação e rentabilidade.
Porteira Aberta Empreender: conectando o campo e o mundo
Quer conhecer mais sobre a história do Renato e da Eliana? Então assista ao Porteira Aberta Empreender no dia 13/02, quinta-feira, às 17h45. Entre os assuntos que serão abordados estão, exportação, fairtrade e muito mais.
O programa é uma produção do Canal Rural em parceria com o Sebrae, e é o lugar certo para você descobrir produtos, serviços e inovações que vão fortalecer seu o empreendedorismo no campo.
- Participe do Porteira Aberta Empreender: envie perguntas, sugestões e conte sua história de empreendedorismo pelo WhatsApp.
Confira onde assistir ao programa
No dia 13 de fevereiro, assista ao Porteira Aberta Empreender em um destes canais:
Acesse aqui e confira outros temas abordados como Acesso ao Crédito e Indicação Geográfica.