
A interação com micro e pequenos produtores rurais faz parte do DNA do projeto Porteira Aberta Empreender. É por meio do engajamento com agricultores e pecuaristas de todas as regiões do país que podemos trazer soluções práticas para os desafios diários daqueles que impulsionam o agronegócio e alimentam milhões de pessoas no Brasil e no mundo.
Pensando nisso, todas as quintas-feiras, às 17h, o Porteira Aberta Empreender publica enquete na comunidade do Canal Rural, no YouTube. As opções mais votadas se tornam pautas, trazendo oportunidades aos desafios.
O Porteira Aberta perguntou e vocês responderam:
No total, mais de mil pessoas participaram da enquete. A maior preocupação dos produtores, apontada por 63% dos respondentes, é a verba. Em seguida, 17% destacaram uma melhor infraestrutura, enquanto 10% mencionaram mais clientes e outros 10% citaram o acesso a outros mercados como a virada de chave para a expansão.
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Sabemos que o processo de expansão de uma empresa é oneroso e, se for feito com cautela, pode impactar todo o seu negócio. Por isso é importante ter conhecimento dos caminhos possíveis para uma tomada de decisão mais assertiva.
De acordo com o Sebrae, o crescimento de uma empresa – seja rural ou urbana -, nem sempre é sinônimo de faturamento elevado. É preciso fazer contas e preparar o crescimento.
A instituição afirma que a expansão não precisa ser necessariamente um aumento de infraestrutura, com novas instalações ou equipamentos. Existem outras formas de expandir o negócio sem que a estrutura física precise crescer proporcionalmente.
O planejamento é a chave para o crescimento saudável. Como aliados, a inovação e a capacitação também irão auxiliar no processo de expansão. Também tenha sempre metas a curto, médio e longo prazo.
Para auxiliar na jornada de expansão do micro e pequenos produtor rural, o Sebrae listou sete dicas. Confira:
1 – Encontre o seu diferencial
Para que a empresa cresça, é interessante oferecer algo diferente, que a faça sobressair entre os concorrentes, podendo ser: atendimento, produtos e serviços exclusivos, tecnologia de ponta, etc.
2 – Conheça o seu público
Conhecer o público-alvo do negócio é compreender os hábitos e as necessidades de consumo que ele tem. A partir disso, será possível desenvolver maneiras de suprir as suas necessidades e oferecer aquilo que ele procura.
3 – Sem medo da concorrência
Quem quer crescer não pode ter medo de concorrência. É preciso saber quem são os concorrentes e procurar ser melhor que eles. Agregar valor ao negócio, descobrindo os pontos fracos da concorrência, faz com que a empresa tenha vantagem competitiva no mercado.
4 – Satisfação do cliente em primeiro lugar
Durante o processo de expansão dos negócios, o foco deverá sempre ser a satisfação dos clientes: aqueles que consomem os produtos e serviços que a empresa oferece.
5 – Parcerias estratégicas
Investir em parcerias pode ser uma maneira de impulsionar o crescimento dos negócios. Uma parceria bem executada é capaz de aumentar significativamente as vendas de produtos e serviços. Aliar-se a outras empresas ajuda o negócio a ampliar o mercado de atuação e a conquistar novos clientes, consequentemente.
6 – Funcionários
A busca por crescimento é uma jornada que não se faz sozinho. Os funcionários da empresa precisam sentir-se motivados pelo líder a trabalhar e a contribuir para a evolução dos negócios. Por isso, é interessante criar mecanismos que façam os colaboradores acreditarem que o seu trabalho é fundamental para a empresa.
7 – Finanças equilibradas
Uma empresa que se encontra no vermelho terá dificuldades de expansão. Por isso, é fundamental fazer os devidos ajustes entre as despesas e as receitas. Fazer um fluxo de caixa e o utilizar como base para todas as tomadas de decisão, vai ajudar a manter a empresa nos trilhos.
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