
A Associação Brasileira de Angus (ABA), através do Núcleo de Criadores de Angus do Oeste do Paraná, fechou uma parceria com o Sebrae/PR para incentivar a realização de avaliações genômicas e ultrassonografia de carcaça de animais das raças angus e brangus com subsídios para os criadores.
A iniciativa busca ampliar o acesso dos pequenos produtores a tecnologias que impulsionam o melhoramento genético dos rebanhos, ampliar a capacidade de produção de carne e ter maior precisão nos dados genéticos de desempenho.
“[Vamos] atender os pequenos produtores com dois serviços tecnológicos, que é a avaliação genômica e o outro é a avaliação de carcaça do gado angus com intuito de incentivar a inovação na pecuária paranaense e também fortalecer o associativismo”, destaca Caren Santos, coordenadora de Agronegócio do Sebrae/PR.
- Participe do Porteira Aberta Empreender: envie perguntas, sugestões e conte sua história de empreendedorismo pelo WhatsApp.
Genômica acelera progresso e produtividade de gado angus e brangus
Para quem ainda não está familiarizado, a avaliação genômica é uma ferramenta que analisa o DNA dos animais, ajudando os criadores a tomarem decisões mais precisas sobre reprodução e seleção.
O processo permite identificar características produtivas e de carcaça logo nos primeiros meses de vida do animal, acelerando o progresso genético e garantindo um rebanho mais produtivo.
“A genotipagem permite tomadas de decisão mais precisas, acelerando o progresso genético e aumentando a eficiência produtiva”, reforça Ândrea Plotzki Reis, coordenadora de projetos técnicos da Associação Brasileira de Brangus.
O resultado das amostras deve sair em cerca de 60 dias, com envio ao Programa de Melhoramento de Bovinos de Carne (Promebo), Brangus+ ou qualquer outro de escolha do pecuarista.
Apoio ao pequeno produtor e competitividade global
A parceria prevê a prestação de serviços técnicos por meio do programa de estímulo à inovação Sebraetec, que aplicará tecnologias de ultrassonografia de carcaça e avaliação genômica para aprimorar o processo de criação do gado.
A iniciativa contará ainda com o apoio do Núcleo de Criadores de Angus do Oeste do Paraná, que atuará na mobilização dos pecuaristas do Paraná.
“Quanto mais avaliações forem realizadas, mais robustos serão os dados, permitindo a seleção de animais superiores e a valorização do plantel nacional”, acrescenta Reis.
Porteira Aberta Empreender: conectando o campo e o mundo
O programa é uma produção do Canal Rural em parceria com o Sebrae, e é o lugar certo para você, micro e pequeno produtor rural, descobrir soluções, produtos, serviços e inovações que vão fortalecer seu o empreendedorismo.
Todos os dias, aqui no site Canal Rural, Empreendedorismo, você fica por dentro de todas as novidades para empreender de forma segura e responsável.
Então, se você deseja abrir as portas do seu negócio de forma sustentável, assista e participe do programa Porteira Aberta Empreender.