Mais de 150 mil pequenos negócios foram atendidos no estado do Espírito Santo(ES) ao longo do ano passado, com consultorias, estratégias de ampliação de mercado e outras iniciativas que impactaram positivamente o empreendedorismo e o agronegócio capixaba.
Ao todo Sebrae/ES atingiu, em 2024, a marca de 1.039.000 atendimentos, com 64,7% realizados digitalmente, aproximando ainda mais os serviços dos empreendedores.
Um exemplo é Joelma Kuster, de Castelo, que planta morangos e transformou sua propriedade em um atrativo turístico com a experiência de colheita das frutas.
“O Sebrae foi fundamental desde o início do nosso negócio, com as consultorias, dando instruções, incentivando e ajudando a divulgar nosso empreendimento. Primeiro contratamos a consultoria do projeto do nosso espaço, logo depois contratamos os processos de rotulagem e identidade visual”, relata Joelma.
Além do colhe e pague, sua propriedade conta com restaurante e lojinha de geleias, licores e outros produtos regionais.
Segundo Pedro Rigo, superintendente do Sebrae/ES, o alto volume de atendimentos digitais demonstra a eficiência da entidade em se aproximar dos clientes.
“Para realizar boas entregas, priorizamos o olhar para o nosso cliente, entendendo as particularidades de cada território e adaptando os serviços às suas identidades e características”, destaca Rigo.
Outro caso de sucesso é o de Luciano Cerqueira, criador do Bombom Caieras, que recebeu apoio do Sebrae/ES desde a formalização do negócio até a modelagem e registro da marca. “A grande virada veio com a maior presença no mercado, participando de eventos e feiras apoiados pelo Sebrae. Agora, queremos ampliar nossa capacidade de produção, mantendo o foco nos clientes”, afirma Cerqueira.
Fonte: ASN/ES