REFERÊNCIA EM ATENDIMENTO

Consultorias e estratégias de mercado impulsionam pequenos negócios

O Sebrae Espírito Santo atingiu, em 2024, a marca de 1.039.000 atendimentos, com 64,7% realizados digitalmente, aproximando ainda mais os serviços dos empreendedores

Mulher com morangos nas mãos e a plantação no fundo
Joelma Kuster conta com consultorias do Sebrae/ES para diversificar seu negócio. Foto: ASN Sebrae/ES

Mais de 150 mil pequenos negócios foram atendidos no estado do Espírito Santo(ES) ao longo do ano passado, com consultorias, estratégias de ampliação de mercado e outras iniciativas que impactaram positivamente o empreendedorismo e o agronegócio capixaba. 

Ao todo Sebrae/ES atingiu, em 2024, a marca de 1.039.000 atendimentos, com 64,7% realizados digitalmente, aproximando ainda mais os serviços dos empreendedores. 

Um exemplo é Joelma Kuster, de Castelo, que planta morangos e transformou sua propriedade em um atrativo turístico com a experiência de colheita das frutas.

“O Sebrae foi fundamental desde o início do nosso negócio, com as consultorias, dando instruções, incentivando e ajudando a divulgar nosso empreendimento. Primeiro contratamos a consultoria do projeto do nosso espaço, logo depois contratamos os processos de rotulagem e identidade visual”, relata Joelma.

Além do colhe e pague, sua propriedade conta com restaurante e lojinha de geleias, licores e outros produtos regionais.

Segundo Pedro Rigo, superintendente do Sebrae/ES, o alto volume de atendimentos digitais demonstra a eficiência da entidade em se aproximar dos clientes.

“Para realizar boas entregas, priorizamos o olhar para o nosso cliente, entendendo as particularidades de cada território e adaptando os serviços às suas identidades e características”, destaca Rigo.

Homem segurando seus produtos
Luciano Cerqueira tem a oportunidade de vender seus produtos em feiras e eventos. Foto: ASN Sebrae/ES

Outro caso de sucesso é o de Luciano Cerqueira, criador do Bombom Caieras, que recebeu apoio do Sebrae/ES desde a formalização do negócio até a modelagem e registro da marca. “A grande virada veio com a maior presença no mercado, participando de eventos e feiras apoiados pelo Sebrae. Agora, queremos ampliar nossa capacidade de produção, mantendo o foco nos clientes”, afirma Cerqueira.

Fonte: ASN/ES