Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

PEQUENOS NEGÓCIOS

Sebrae lança Guia de Tendências para empreendedores

Entre as apostas estão inteligência artificial e integração entre canais online e offline

Homem segurando celular
Guia de Tendências 2025. Foto: Canal Rural

Soluções mais humanizadas para atendimentos aos consumidores. Seja para empreendedores rurais ou urbanos, manter uma empresa em funcionamento e reter clientes não é tarefa fácil. 

Com o intuito de direcionar e fortalecer micro e pequenos negócios, o Sebrae lançou o Guia de Tendências 2025

O material gratuito aborda temas como comportamento do consumidor, marketing, negócios promissores e tecnologia, destacando oportunidades para este e o próximo ano.

Na área de marketing, os destaques ficam para a  inteligência artificial, automação, conteúdos dinâmicos e estratégias omnichannel, que integram canais online e offline como lojas físicas, e-commerce, redes sociais e atendimento ao cliente.

De acordo com o documento, “para 2025 e 2026, o mercado atenderá novas demandas de consumo relacionadas ao estilo de vida e valores dos consumidores. A relação transparente com o público será essencial para as empresas”.

No quesito comportamento do consumidor, o guia apresenta uma sociedade mais conectada, consciente e exigente, com maior foco em desafios sociais e ambientais.

Foco nas gerações

O levantamento também analisa o comportamento das gerações no mercado:

  • Geração Alpha (2013-2025): Fortemente conectada a dispositivos digitais, prefere interações personalizadas e educacionais.
  • Geração Beta (2025-2040): Imersa em realidades aumentadas, busca aprendizado contínuo e sustentabilidade como prioridade.

No campo forças de mercado, os destaques incluem sustentabilidade e tecnologia verde, mobilidade elétrica, conectividade 5G, além de educação e requalificação tecnológica.

As empresas que trabalham com dados têm ganhado relevância, posicionando-se como estratégicas ao oferecer soluções que atendem às demandas específicas dos consumidores.

O guia ainda reforça que o avanço tecnológico deve ser acompanhado de uma relação de confiança e transparência entre marcas e consumidores. 

Com informações da Agência Sebrae de Notícias

Sair da versão mobile