RECONHECIMENTO

Sul de Minas entra no mapa dos grandes vinhos brasileiros

INPI reconhece produção mineira dos vinhos de inverno do sul de Minas valorizando técnica da dupla poda em ciclo invertido da uva 'Vitis vinifera L'

garrafas de vinho deitadas
Foto: Divulgação | ASN

Os vinhos de inverno do sul de Minas Gerais ganharam um importante reconhecimento do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), a certificação como Indicação de Procedência (IP), destacando a reputação e tradição da região na produção da bebida.

Esse selo funciona como um passaporte para os vinhos mineiros conquistarem novos mercados, garantindo que a bebida seja feita exclusivamente com a uva Vitis vinifera L., seguindo rigorosos padrões de qualidade. O Brasil agora soma 129 Indicações Geográficas (IGs), sendo 13 delas para vinhos.

Mas o que torna os vinhos do sul de Minas tão especiais? O segredo está na técnica da dupla poda, que inverte o ciclo da videira e permite a colheita no inverno, entre junho e setembro. Esse método favorece a maturação das uvas em um clima mais seco, garantindo vinhos mais encorpados e aromáticos.

A certificação abrange dez municípios mineiros: São João da Mata, Cordislândia, São Gonçalo do Sapucaí, Três Corações, Três Pontas, Campos Gerais, Boa Esperança, Bom Sucesso, Ibituruna e Ijaci.

Para os pequenos produtores, essa chancela é um divisor de águas. Segundo Hulda Giesbrecht, coordenadora de Tecnologias Portadoras de Futuro do Sebrae, a Indicação Geográfica fortalece o mercado local e protege os viticultores contra falsificações.

“Os pequenos produtores ganham mais visibilidade e competitividade, e a região garante um selo de qualidade que impede o uso indevido do nome reconhecido”, explica Hulda.

O Brasil e suas regiões vinícolas certificadas

O Brasil já conta com duas regiões vinícolas na categoria Denominação de Origem (DO): Vale dos Vinhedos (RS) e Altos de Pinto Bandeira (RS). As demais são qualificadas como Indicação de Procedência.  Confira a lista:

  • Pinto Bandeira (RS)
  • Vale do São Francisco (PE/BA)
  • Vale dos Vinhedos (RS)
  • Altos Montes (RS)
  • Monte Belo (RS)
  • Farroupilha (RS)
  • Campanha Gaúcha (RS)
  • Vales da Uva Goethe (SC)
  • Vinhos de Altitude de Santa Catarina (SC)
  • Vinhos de Bituruna (PR)
  • Sul de Minas (MG)

Com esse reconhecimento, os vinhos de inverno mineiros ganham prestígio e abrem caminho para novas oportunidades no mercado nacional e internacional. Agora, os amantes do vinho têm mais um motivo para brindar com um rótulo brasileiro.

Porteira Aberta Empreender: conectando o campo e o mundo

Se você é micro ou pequeno produtor rural e deseja abrir as portas do seu negócio de forma sustentável, assista e participe do programa Porteira Aberta Empreender.

O programa é uma produção do Canal Rural em parceria com o Sebrae, e é o lugar certo para você, micro e pequeno produtor rural, descobrir soluções, produtos, serviços e inovações que vão fortalecer seu o empreendedorismo.

  • Participe do Porteira Aberta Empreender: envie perguntas, sugestões e conte sua história de empreendedorismo pelo WhatsApp.

Confira onde assistir ao programa

No dia 27 de fevereiro, assista ao Porteira Aberta Empreender em um destes canais:

Canais
Canais disponíveis para assistir ao programa Porteira Aberta Empreender, às quintas-feiras, às 17h45, e aos domingos, às 7h30

Acesse aqui e confira temas abordados como Exportação para Pequenos Produtores, Acesso ao Crédito, Indicação Geográfica, entre outros. Acesse e participe pelo WhatsApp!