
Os vinhos de inverno do sul de Minas Gerais ganharam um importante reconhecimento do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), a certificação como Indicação de Procedência (IP), destacando a reputação e tradição da região na produção da bebida.
Esse selo funciona como um passaporte para os vinhos mineiros conquistarem novos mercados, garantindo que a bebida seja feita exclusivamente com a uva Vitis vinifera L., seguindo rigorosos padrões de qualidade. O Brasil agora soma 129 Indicações Geográficas (IGs), sendo 13 delas para vinhos.
Mas o que torna os vinhos do sul de Minas tão especiais? O segredo está na técnica da dupla poda, que inverte o ciclo da videira e permite a colheita no inverno, entre junho e setembro. Esse método favorece a maturação das uvas em um clima mais seco, garantindo vinhos mais encorpados e aromáticos.
A certificação abrange dez municípios mineiros: São João da Mata, Cordislândia, São Gonçalo do Sapucaí, Três Corações, Três Pontas, Campos Gerais, Boa Esperança, Bom Sucesso, Ibituruna e Ijaci.
Para os pequenos produtores, essa chancela é um divisor de águas. Segundo Hulda Giesbrecht, coordenadora de Tecnologias Portadoras de Futuro do Sebrae, a Indicação Geográfica fortalece o mercado local e protege os viticultores contra falsificações.
“Os pequenos produtores ganham mais visibilidade e competitividade, e a região garante um selo de qualidade que impede o uso indevido do nome reconhecido”, explica Hulda.
O Brasil e suas regiões vinícolas certificadas
O Brasil já conta com duas regiões vinícolas na categoria Denominação de Origem (DO): Vale dos Vinhedos (RS) e Altos de Pinto Bandeira (RS). As demais são qualificadas como Indicação de Procedência. Confira a lista:
- Pinto Bandeira (RS)
- Vale do São Francisco (PE/BA)
- Vale dos Vinhedos (RS)
- Altos Montes (RS)
- Monte Belo (RS)
- Farroupilha (RS)
- Campanha Gaúcha (RS)
- Vales da Uva Goethe (SC)
- Vinhos de Altitude de Santa Catarina (SC)
- Vinhos de Bituruna (PR)
- Sul de Minas (MG)
Com esse reconhecimento, os vinhos de inverno mineiros ganham prestígio e abrem caminho para novas oportunidades no mercado nacional e internacional. Agora, os amantes do vinho têm mais um motivo para brindar com um rótulo brasileiro.
Porteira Aberta Empreender: conectando o campo e o mundo
Se você é micro ou pequeno produtor rural e deseja abrir as portas do seu negócio de forma sustentável, assista e participe do programa Porteira Aberta Empreender.
O programa é uma produção do Canal Rural em parceria com o Sebrae, e é o lugar certo para você, micro e pequeno produtor rural, descobrir soluções, produtos, serviços e inovações que vão fortalecer seu o empreendedorismo.
- Participe do Porteira Aberta Empreender: envie perguntas, sugestões e conte sua história de empreendedorismo pelo WhatsApp.
Confira onde assistir ao programa
No dia 27 de fevereiro, assista ao Porteira Aberta Empreender em um destes canais:
Acesse aqui e confira temas abordados como Exportação para Pequenos Produtores, Acesso ao Crédito, Indicação Geográfica, entre outros. Acesse e participe pelo WhatsApp!