Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

PUBLIEDITORIAL

Veja como pequenos negócios do agro podem se beneficiar do pix agendado

Forma de pagamento é a principal utilizada por metade dos microempreendedores individuais (MEI), aponta pesquisa do Sebrae

Veja como pequenos negócios do agro podem se beneficiar do pix agendado

Conteúdo Especial

Veja como pequenos negócios do agro podem se beneficiar do pix agendado

A oferta do Pix agendado passou a ser obrigatória a partir desta semana. Antes, a medida era opcional para as instituições financeiras – a decisão do Banco Central (BC) foi publicada em dezembro de 2023 e atualizada em julho deste ano. A forma de realizar o agendamento é simples e segue o mesmo padrão de uma transferência ou pagamento Pix feito na hora. A inovação permite que os usuários programem transferências e pagamentos periódicos, oferecendo uma forma prática de organizar as finanças, especialmente para transações regulares (aluguéis, mesadas e doações, por exemplo).

“O Sebrae vê essa iniciativa do Banco Central de forma positiva, pois simplifica a gestão financeira para os pequenos negócios. Com o Pix agendado, empreendedores podem organizar melhor seus fluxos de caixa, uma vez que conseguem prever entradas e saídas recorrentes com mais segurança”, diz o coordenador de Acesso a Crédito e Investimentos do Sebrae, Giovanni Beviláqua.

“Essa funcionalidade pode, de fato, assemelhar-se a um ‘cheque pré-datado’, porém, com a garantia de que o valor será debitado na data estipulada, evitando os tradicionais riscos de não compensação. A previsibilidade dos recebimentos pode incentivar o aumento do faturamento, pois facilita o planejamento de campanhas e parcerias que demandem pagamentos periódicos”, completa o coordenador do Sebrae.

Grande adesão do MEI

De acordo com pesquisa do Sebrae, o Pix é a principal forma de pagamento e responde pela maior parte do faturamento de metade dos microempreendedores individuais (MEI) do país: para 48% dos MEI, essa modalidade já recebe 51% ou mais de todo o recurso movimentado na venda de produtos ou serviços.

“Para os empreendedores, essa nova possibilidade representa uma chance de simplificar a rotina, organizando o pagamento de despesas fixas, o que contribui para uma visão mais clara da saúde financeira do negócio”, diz Giovanni Beviláqua coordenador de Acesso a Crédito e Investimentos do Sebrae.

”Acreditamos que com o Pix agendado, somado às ferramentas que o Sebrae oferece, os empreendedores podem melhorar a gestão de suas finanças e reduzir os riscos de inadimplência, contribuindo para o crescimento sustentável dos pequenos negócios no país”, completa Beviláqua.

Há uma série de conteúdos e ferramentas que podem apoiar os pequenos negócios na gestão financeira no Portal Acredita, do Sebrae.

Acesse a área Pix do seu banco, selecione o destinatário, escolha a data para o pagamento e confirme a operação. O valor será debitado automaticamente na data agendada, facilitando a organização dos seus pagamentos. Após concluir o agendamento, é possível salvar e compartilhar o comprovante de pagamento com a pessoa ou empresa que receberá o dinheiro.

Previna-se contra os golpes

O recebedor é notificado apenas quando a transação é concluída na data agendada. Mesmo se houver algum erro com a transação, o valor só pode ser devolvido depois que cair na conta do recebedor. Muitos golpistas cancelam o agendamento antes do tempo e deixam a vítima no prejuízo. Fique atento a pessoas que utilizem o agendamento para tentar fazer com que o valor seja estornado antes do período estipulado. Atente-se também às principais informações presentes no comprovante de pagamento, como o nome completo e CPF/CNPJ.


Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) é uma entidade privada brasileira de serviço social, que tem como objetivo a capacitação e a promoção do desenvolvimento econômico para estimular o empreendedorismo no país.
 
O Sebrae é realizador, juntamente com o Canal Rural, do Porteira Aberta Empreender, um projeto criado para ajudar o micro e pequeno produtor a empreender para fora da porteira. Um trabalho multiplataforma de informações sobre gestão e crédito.
 

Sebrae

A força do empreendedor brasileiro

Sair da versão mobile