Além de não ser calórico, ele pode ser conservado por até dois meses na geladeira. O tamarindo tem grande valor nutricional e pode ser aproveitada em vários pratos.
Assista ao vídeo e aprenda a preparar este delicioso molho:
Ingredientes:
150g de tamarindo (ou oito vagens, em média);
1 xícara de água (para ferver e fazer a polpa soltar o caroço);
¼ de xícara de vinagre;
½ xícara de coentro picadinho;
1 xícara de cebola picadinha;
¾ de xícara de óleo ou azeite;
½ xícara de salsa;
1 folha de louro;
½ colher de chá de sal (depois prova e coloca a gosto);
½ colher de chá de pimenta do reino;
1 colher de chá de pimenta do reino.
Modo de preparo:
Descasca todas as vagens da tamarindo, coloca numa panela e adiciona água na mesma proporção. Por exemplo: se você usou uma xícara de tamarindo, coloque também uma xícara de água e assim por diante. Leve ao fogo e deixe ferver por cinco minutos, até a polpa soltar a semente. Isso vai facilitar na hora de peneirar. Não precisa mexer.
Depois que a tamarindo estiver mole, coloque numa peneira, junto com a água da fervura e, com a ajuda de uma colher, passe pela peneira o máximo da polpa da fruta.
Em seguida, leve o restante dos ingredientes ao liquidificador: a polpa peneirada; ¼ de xícara de vinagre; ½ xícara de coentro picadinho; 1 xícara de cebola picadinha; ¾ de xícara de óleo ou azeite; ½ xícara de salsa; 1 folha de louro; ½ colher de chá de sal(depois prova e coloca a gosto); ½ colher de chá de pimenta do reino; e uma colher de chá de pimenta do reino.
Bata tudo no liquidificador por cerca de dois minutos. Terminando os dois minutos de batimento, leve a mistura à panela e deixe ferver por cerca de três minutos, mexendo para não grudar na panela.
Essa fervura é para garantir que o molho possa ser conservado na geladeira por até dois meses. Fica a critério usá-lo sem levar ao fogo também.
Depois de fervido, ele está pronto para ser servido.
Reveja outras receitas que foram exibidas no Canal Rural