Um produtor de café da região de Colniza, em Mato Grosso, decidiu investir também no cacau para a produção de chocolate. Além de aproveitar os recursos já existentes na fazenda, ele também consegue agregar valor ao produto
André Francisco de Sousa explica que utiliza o próprio café e sobras da produção para adubar o solo. “Mediante às necessidades de produzir um cacau de qualidade, a gente já vai procurando essas melhorias, que é a matéria orgânica que já é produzida na fazenda pelo gado e beneficiamento do café”, disse.
Ele diz pretende agregar valor ao produto e entregar ao consumidor um chocolate de qualidade, assim como o café que já é produzido na propriedade.
Com isso, o agricultor quer fortalecer a produção familiar e oferecer alternativas para os filhos, que ainda são pequenos, cuidarem do negócio da família. “A gente produz o café e o cacau para obter mais renda e, ao invés dos meus filhos irem para longe para buscarem mais renda, a gente já pode definir o futuro deles”, falou.
O cacau é uma cultura que teve o seu período de ouro no Brasil no século passado, tendo se fixado na região de Mata Atlântica. No entanto, segundo o comentarista Benedito Rosa, é possível sim produzir esse produto em outras regiões, como na Amazônia, seu clima original, e até mesmo no estado de Mato Grosso.
“A incompetência do Brasil fez com que a nossa produção que chegou a 450 mil toneladas por ano caísse para os 250 mil atuais. O Norte do Brasil teria um ambiente natural para a produção do cacau, sendo que a produtividade é três vezes maior do que no sudeste da Bahia. Mato Grosso é um estado que, atualmente, pode vir a aumentar a produção desse excelente alimento”, disse.