O governo federal publicou no Diário Oficial da União desta quinta-feira, 16, um decreto para proibir o emprego de fogo em áreas rurais por um período de 120 dias. A medida vale para todo o território nacional. Em nota distribuída à imprensa, a Secretaria-Geral da Presidência da República informou que, historicamente, a maior incidência de queimadas ocorre entre os meses de agosto e outubro.
Para o comentarista do Canal Rural Alexandre Garcia, a fiscalização é muito necessária. “É necessária porque os legais não conseguem vender sua soja ou carne se fossem ilegais. Os legais estão fazendo a reserva legal e o Brasil já tem uma reserva imensa”, disse.
Alexandre Garcia alerta que o problema no bioma amazônico são com madeireiras ilegais e grileiros. “É preciso fazer a fiscalização sim, mas a questão é que esse assuntou foi muito politizado, levado por gente que quer falar mal do Brasil. Os dados do Inpe são confiáveis e dá sim para dar uma resposta a esses movimentos que estão, no fundo, de olho na Amazônia”, finalizou.