Rural Notícias

Alexandre Garcia: Ninguém no governo apoia o desmatamento

Para o comentarista, há um grande esforço coordenado para mostrar aos investidores que o país está unido para resolver a questão ambiental

Na última semana, representantes do governo federal se reuniram com investidores internacionais e empresários brasileiros para reforçar um compromisso de diminuição do desmatamento na região amazônica. Segundo o comentarista Alexandre Garcia, apesar da fama brasileira de não se importar com o que é feito com a natureza, a realidade mostra que há muitos projetos neste sentido.

“O governo federal está muito mais preocupado com o meio ambiente do que as notícias contam. Não foram só as reuniões do vice-presidente, [Hamilton] Mourão, acompanhado pelo ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles. Eu tive uma ‘aula’ com o ministro Braga Netto sobre a união  que está havendo dentro do governo  em torno de várias questões, entre as quais a do meio ambiente. É uma resposta à difamação do Brasil no exterior e aos problemas internos e externos que um desmatamento descontrolado provoca”, disse.

Para Garcia, existe um enorme desafio em reverter a situação ecológica no Brasil e o governo está empenhado nisso. “Ninguém no governo apoia o desmatamento, mas não é uma coisa que se consiga fazer de uma hora para a outra. A ideia é de que, daqui pra frente, haja uma redução todos os anos para dar uma satisfação aos investidores. Uma resposta definitiva de que os órgãos brasileiros e que o governo estão determinado em tornar a agricultura e pecuária sustentável”, disse.

A prova disso, segundo ele, é a legislação atual, que já obriga uma reserva ambiental nas propriedades. “Apesar desses avanços, no entanto, os desmatamentos ilegais e as queimadas ainda prejudicam a imagem do Brasil, mas o governo está determinado em resolver isso”, finalizou.