A previsão do tempo indica que a semana será bastante chuvosa no Sudeste, com destaque para regiões produtoras de café de Minas Gerais e São Paulo. Segundo a meteorologista Desirée Brandt, isso se deve ao corredor de umidade que se estende do litoral até a região central do Brasil.
A Somar Meteorologia projeta, entre 10 e 14 de dezembro, aproximadamente 100 milímetros acumulados no sul e Triângulo Mineiro e 70 milímetros no interior de São Paulo. “A temperatura deve diminuir por causa do mau tempo”, acrescenta.
De 15 a 19 deste mês, a chuva retornam ao Sul e diminuem no Sudeste, mas ainda choverá cerca de 15 milímetros. “Teremos janelas de tempo firme maiores, o sol vai aparecer por mais horas e a temperatura voltará a subir”, diz.
A partir do dia 24, as precipitações retornam às lavouras de café arábica. Na Zona da Mata e na Mogiana Paulista, os acumulados devem variar entre 30 e 50 milímetros.
Em Guaxupé (MG), a previsão é de 343 milímetros nos próximos 30 dias, que serão todos instáveis. “A chuva será mais expressiva nesta semana, mas deve continuar com uma frequência alta”, finaliza Desirée.