Alguns caminhoneiros podem ser prejudicados com o fechamento de estabelecimentos por conta do avanço do coronavírus. De acordo com o presidente-executivo da Associação Brasileira da Indústria de Óleos Vegetais (Abiove), André Nassar, o setor está inseguro com a possibilidade de falta de estrutura para trabalhar, como local para alimentos e pontos de parada nas estradas.
Já há uma dificuldade em encontrar caminhoneiros autônomos por causa de problemas que não dependem deles, como falta de ponto de parada na estrada, para manutenção e alimentação. Nassar afirma que já estão pensando em soluções para esse problema. “Muitos desses estabelecimentos são fechados por decisões dos prefeitos, e aí o caminhoneiro fica totalmente sem apoio na estrada. Então temos que repensar o fechamento dos estabelecimentos”, diz.
Outra preocupação também é o escoamento de soja, que ainda está sendo colhida e dificuldade em receber insumos. “Ainda não estamos percebendo esse tipo de coisa, mas vai ter um impacto na industrialização da soja”, afirma o presidente-executivo da Abiove.