O periódico norte-americano The Wall Street Journal publicou nesta quarta, 3, que estatais chinesas teriam cancelado o embarque de alguns produtos agrícolas norte-americanos diante da escalada das tensões entre Pequim e Washington.
As informações partiram de algumas autoridades marítimas que afirmam que alguns carregamentos de ração, milho, carne suína, carne bovina e algodão foram cancelados. Se especula ainda de que a soja também esteja na lista.
A publicação fala no cancelamento de 23 carregamentos de soja dos Estados Unidos. O relacionamento entre chineses e americanos, que já havia passado por conflitos nos últimos anos, ficou ainda mais desgastado desde o início da pandemia do novo coronavírus. Tudo isso porque o presidente estadunidense Donald Trump fez declarações bastante duras e agressivas contra a nação asiática em relação à origem do vírus. Trump afirmou ainda que vai retirar o tratamento privilegiado sobre o território de Hong Kong, provocando ainda mais desalinhamento entre os dois países.
Quem comenta esse assunto e os impactos da animosidade na fase 1 do acordo comercial, diretamente de Chicago (EUA), é o analista de mercado e sócio da MD Commodites, Pedro Dejneka.