Empresas chinesas compraram pelo menos 10 carregamentos de soja dos Estados Unidos, o equivalente a cerca de 600 mil toneladas do grão, segundo a agência Reuters. O negócio, realizado na quinta-feira, 12, representa o maior volume comercializado de soja entre os dois países desde junho. A expectativa é que o embarque da carga ocorra outubro a dezembro deste ano.
A notícia ocorre após o presidente norte-americano, Donald Trump, afirmar que prefere buscar um acordo comercial abrangente com Pequim. Ele, no entanto, não descartou a hipótese de um pacto preliminar, embora tenha ressaltado que um acordo ‘fácil’ não seria possível.
Após essa trégua comercial, o diretor da consultoria ARC Mercosul, Matheus Pereira, estima que a China pode comprar de 1 milhão de toneladas a 2 milhões de toneladas de soja dos Estados Unidos para entrega entre novembro e dezembro.
“Várias fontes sugerem que o pacote total de compra pode ser de 4 milhões de toneladas a 5 milhões de toneladas, dependendo de como as conversas forem realizadas em outubro”, disse.