De acordo com a Somar Meteorologia, o início desta semana pode ser acompanhada de uma frente fria e tempestades, principalmente no Sul país. Além disso, a previsão do tempo para risco de invernada em janeiro para áreas do Centro do Brasil.
Ainda de acordo com a Somar, a chegada de uma nova frente fria que chegou ao Sul do país, acompanhada de chuvas intensas e baixas temperaturas para as áreas produtoras. Em algumas áreas do Oeste paranaense, por conta dessa combinação de frente fria com umidade na Amazônia e baixa pressão na altura do Paraguai, foram registrados cerca de 80% do volume previsto para o mês inteiro de chuvas.
Para os próximos dias, essa instabilidade irá persistir no Sul no Brasil, enquanto que nas regiões do Matopiba, grande parte do Nordeste e parte de Minas Gerais, o tempo seguirá mais firme.
“Entre o Paraná, extremo Oeste de São Paulo e Mato Grosso do Sul, nos próximos dias, toda essa chuva deve ganhar ainda mais intensidade. Até o dia 21 de dezembro, há previsão de acumulado de até 30 milímetros”, alerta a meteorologista, Heloísa Pereira.