Na Austrália, o governo tomou medidas de restrições para conter o avanço da contaminação pelo novo coronavírus há um mês. No momento, são 1.228 casos confirmados e 12 mortos. A publicitária Bárbara Zakowicks, que mora em Melbourne há dois anos, conta como ela e colegas do Brasil estão enfrentando a pandemia.
Segundo ela, o governo faz pronunciamentos semanais sobre a doença e a população está proibida de sair às ruas, com exceção de casos realmente necessários, como ir ao supermercado, farmácia e hospital.
“Por trabalhar na rua, ainda uso o transporte público e consigo ver que a maioria da população está respeitando as recomendações do governo”, afirma.
Em relação à comunidade brasileira na Austrália, ela comenta que muitas pessoas que trabalham em estabelecimentos como restaurantes, que foram fechados por causa do vírus, estão tendo que voltar ao Brasil.
O governo australiano estimou no mínimo 10 anos para a economia se recuperar da crise causada pela doença. Bárbara comenta que o agro foi afetado no começo do surto, já que Austrália exporta e importa muitos produtos da China. “Está todo mundo apavorado, muitas pessoas perdendo emprego”, finaliza.