O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou que a pasta está estudando a redução de mais tarifas de importação. Depois de zerar as alíquotas para importação de arroz, soja e milho vindos de países de fora de Mercosul, o ministro avisou que deve seguir repetindo o movimento para favorecer a retomada da economia.
Guedes tentou tranquilizar os parlamentares explicando que a chegada das novas safras deve equilibrar o mercado, mas deixou claro que pode seguir zerando tarifa de importação.
Para o comentarista Miguel Daoud, no entanto, o ministro demonstra que não sabe como funciona um ciclo agrícola e as ações estão sendo tomadas da maneira errada. “Me doeu muito ouvir o que eu ouvi do ministro Paulo Guedes. O ministro precisa entender, junto com sua equipe, que a produção agrícola é diferenciada da produção de carro, por exemplo. Ela é precedida de planejamento, de compra e tem um ciclo muito grande, com influência do clima, que foge do controle do ser humano”, disse.
Segundo ele, essa promessa de retirada de tarifas tira a segurança para quem vai plantar. “Isso não gera expectativa nenhuma nos produtores. No caso do arroz, por exemplo, os custos são elevadíssimos. Como os produtores vão se sentir seguros em investir?”, questionou.
“Essa fala do ministro mostra um total desconhecimento da produção. Se fala que virá uma safra e o preço irá cair, mas essa safra já está vendida. É um equívoco pensar assim”, finalizou Miguel Daoud.