Um projeto de lei do governo de Mato Grosso do Sul quer ampliar a alíquota de cobrança do Fundo de Desenvolvimento do Sistema Rodoviário do Estado. O fundo, criado há 10 anos, é uma medida do governo local para arrecadar recursos para melhorias nas estradas e rodovias estaduais.
O setor produtivo é contra essa proposta e vai realizar uma manifestação nesta quarta-feira, 13, na Assembleia Legislativa, em Campo Grande, para pressionar os parlamentares a não avançarem com a pauta.
O produtor rural Chico Maia, um dos organizadores da mobilização comentou que o fundo foi criado quando não existia imposto sobre combustível. “ O ITR era um imposto federal e se tornou municipal e o problema não é falta de recurso e sim faltas de gestão nos municípios. Em vez de baixar o custo da máquina pública, eles estão tirando de quem já está no sufoco”, diz.
Miguel Daoud, comentarista do Canal Rural, afirma que o aumento de imposto gera gargalos terríveis à economia ‘O Governo de Mato Grosso do Sul deve fazer seu dever de casa e não tributar a agropecuária do estado. Estamos matando cada vez mais a nossa economia e o agropecuarista deve ir protestar isso”, avalia o comentarista.