A semana em Brasília foi marcada pela investigação do Supremo Tribunal Federal contra empresários e blogueiros apoiadores do governo de Jair Bolsonaro suspeitos de fomentar uma rede de fake news. O inquérito investiga ataques contra a corte e abalou ainda mais a relação entre os poderes da República.
No entanto, para o comentarista Miguel Daoud, esse é apenas uma das ameaças contra o mandato do presidente Bolsonaro. “É uma situação muito delicada. Esse inquérito das fake news é apenas dos que tramitam no Supremo, mas o fato de o ministro Dias Toffoli ter decidido de ofício, sem receber a provocação do Ministério Público, faz com que muitos considerem esse inquérito inconstitucional. Por outro lado, outro caso que corre no STF é sobre a questão das denúncias do ex-ministro Sergio Moro de possível interferência de Bolsonaro na Política Federal”, disse.
Apesar de os dois inquéritos provocarem incertezas no governo, Daoud garante que o maior perigo para Bolsonaro está em outra corte. “Temos a denúncia por motivo pessoal do senhor Paulo Marinho, empresário que apoiou a campanha de Jair Bolsonaro, inclusive cedendo a casa dele para que o presidente pudesse gravar seus programas. Marinho, que agora quer ser prefeito, começou a fazer denúncias e diz ter, segundo ele, provas que que se utilizou recursos não declarados na campanha. Aí temos um cenário complexo”, comentou Daoud.
Segundo ele, essa investigação seria por parte do Superior Tribunal Eleitoral e poderia provocar o afastamento não só de Bolsonaro como de seu vice, Hamilton Mourão.