A ministra da agricultura, Tereza Cristina afirmou nesta sexta-feira, 23, que não vê razões para eventuais barreiras ao agronegócio brasileiro por causa das queimadas na Amazônia. Ela ressaltou que, todos os anos, há queimadas na região amazônica no período da seca, assim como em outras áreas do mundo, como na Europa e nos Estados Unidos.
Para o comentarista Miguel Daoud, a possibilidade de embargos aos produtos brasileiros por essa razão é quase nula. Ele enfatiza que outros setores estão sendo afetados com a repercussão das queimadas em alguns estados brasileiros.
“Risco de embargo sempre existe, mas eu também estou alinhado com o que a ministra afirmou e acredito que isso não irá acontecer. Acho difícil que tenhamos grandes problemas no agronegócio por conta disso. Mas o que tem sido afetado de fato é setor o financeiro, já que os investimentos estão caindo drasticamente e o governo não têm um projeto para apresentar, e os números continuam caindo. Isso é extremamente perigoso para a imagem do Brasil como um todo”, afirma.