Política

Daoud: Provocação à China foi ato irresponsável de Eduardo Bolsonaro

Para o comentarista, critica feita pelo filho do presidente ao principal parceiro comercial do Brasil foi feita em momento errado

O deputado federal Eduardo Bolsonaro, na noite de quarta, 18, fez uma postagem polêmica em seu Twitter que acabou gerando mal estar entre o Brasil e a China. O parlamentar, filho do presidente Jair Bolsonaro,  comparou a pandemia do novo coronavírus com o acidente nuclear ocorrido em Chernobyl na década de 1980. “Substitua a usina nuclear pelo coronavírus e a ditadura soviética pela chinesa. Mais uma vez, uma ditadura preferiu esconder algo grave a expor, tendo desgaste, mas que salvaria inúmeras vidas. A culpa é da China e a liberdade seria a solução”, escreveu o deputado federal.

A crítica foi rebatida com dureza pela embaixada da China. “As suas palavras são extremamente irresponsáveis e nos soam familiares. Não deixam de ser uma imitação dos seus queridos amigos. Ao voltar de Miami, contraiu, infelizmente, vírus mental, que está infectando a amizade entre os nossos povos.”, diz a publicação feita no perfil da embaixada no Twitter.

De acordo com o comentarista do Canal Rural, Miguel Daoud, o comentário de Eduardo Bolsonaro foi irresponsável. “Nós vivemos um momento dramático e não há necessidade de fazer declarações como essas. Faltou responsabilidade, pois encontramos um viés ideológico nessa declaração contra a China, que é um dos nossos principais parceiros comerciais. Será que não entenderam ainda a gravidade do que vivemos, onde os pequenos produtores vão sofrer se essa crise continua”, disse.

Segundo ele, é preciso tomar cuidado e a crise só vai se dissipar se o vírus não avançar mais. “As cidades estão paradas e as pessoas estão em dúvida do que vai acontecer. E o agronegócio não está isolado, pois o mundo terá uma grande recessão.”

Segundo Daoud,o Brasil precisa amadurecer. “Não é hora disso e posso falar porque fui um dos primeiros a apoiar o governo Bolsonaro. Eu não aceito, neste momento, essas intrigas”, finalizou.