Em meio a mais uma tensão entre China e Estados Unidos depois do presidente Donald Trump sinalizar essa que a fase 1 do acordo comercial estaria sendo revista, assessores da Casa Branca garantem que os principais negociadores comerciais dos países vão se reunir na próxima semana por videoconferência para tratar de termos do acordo que não estariam sendo cumpridos.
Para o comentarista Miguel Daoud, essa reação do presidente norte-americano veio após pesquisas mostrarem pela primeira vez que ele pode perder as próximas eleições. “Caso Trump seja derrotado, o lado positivo é que seu opositor defende uma visão econômica mundial diferente, que se adapta ao mundo e não fecha a economia. Trump vem declarando que quer as empresas americanas dentro do país, para poder diminuir o desemprego”.
Para o comentarista, os interesses eleitorais de Donald Trump influenciam na economia do resto do planeta. “ O grande problema é saber até que ponto Trump ‘vai puxar essa corda’ e como isso pode prejudicar a economia mundial, que já está cambaleando”, disse.