O G7, grupo composto pelos sete países mais ricos do mundo, afirmou nesta terça-feira, 14, estar pronto para suspender temporariamente o pagamento de dívidas por países pobres. Em comunicado, o grupo disse que a iniciativa forneceria apoio para ajudar esses países a lidarem com os impactos da crise na economia e nos sistemas de saúde devido ao avanço do novo coronavírus.
O grupo também reafirmou o compromisso de trabalhar de forma coordenada para combater o vírus e minimizar os efeitos econômicos da doença. Para o comentarista Miguel Daoud, o mundo precisa se unir para que não ocorra uma nova depressão econômica, como em 1929.
“O mundo teve uma evolução muito grande nos últimos 20 anos, com muita sinergia entre as corporações, tanto que a riqueza mundial acabou ficando na mão de poucos. Essas economias tendem a se proteger, e essa desigualdade evita que países pobres participem das decisões. Mas o mundo não pode permitir que países mais vulneráveis sucubam diante desta crise e é preciso ter mais solidariedade”, comentou.