O economista do Centro de Estudos do Agronegócio da Fundação Getúlio Vargas (FGV) Felippe Serigatti estima que a economia brasileira em 2020 pode ser melhor que neste ano. Nesta terça-feira, 3, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou os resultados do Produto Interno Bruto (PIB), que é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país. A entidade indicou que no terceiro trimestre, a economia cresceu 0,6% na comparação com o período anterior.
“A expansão foi generalizada, todos os setores registraram crescimento. A melhor parte da notícia é que estamos encerrando o ano melhor do que nós começamos. Apesar de todas turbulências, parece que a economia brasileira conseguiu avançar”, afirmou.
Na agropecuária, a projeção do economista também é de crescimento. “O Relatório Focus indica uma expansão de 3% para 2020, mas isso está condicionado com o clima e com o risco externo”, ressalta.
A expectativa dele é que o próximo ano seja mais positivo. “A gente olha do lado da pessoa que está adquirindo insumos e essa compra está maior do que no mesmo período do ano passado, o que indica uma safra mais robusta”, explica.