O México registrou até o momento 6.297 casos de coronavírus e 486 mortes. Diferente a pandemia de H1N1 em 2009, agora o governo conta com a ajuda da internet para informar a população e dar aulas online para os estudantes. Segundo a blogueira Melissa Lima, a experiência com a gripe suína fez com que as autoridades conseguissem preparar melhor a população, montando estruturas para receber os doentes.
Segundo ela, com o isolamento social obrigatório, muitas empresas optaram por dar férias coletivas a seus funcionários ou os colocaram de home office. Outras, apoiada por uma lei do governo, estão deixando funcionários em casa sem trabalhar e pagando metade do salário.
Porém, por falta de apoio financeiro do governo, muita pessoas não têm como manter o isolamento social. “Metade do país está cumprindo e outra metade, não, porque depende do trabalho para sobreviver e sem o apoio do governo não tem como ficar em casa”, comenta.
Assim como no Brasil, no início da pandemia muitas pessoas foram ao mercado e compraram em grande volume, mas agora já é possível ver a situação mais controlada. Segundo a blogueira, mesmo com distanciamento mínimo de um metro, uso de máscaras e álcool gel, muitas famílias optam por fazer compras online.