Na região de Sinop-MT, o Sindicato dos Trabalhadores autônomos afirma que há uma redução na disponibilidade de caminhões. Muitos caminhoneiros estão deixando de exercer as atividades por conta própria devido à falta de apoio logístico como, por exemplo, de oficinas mecânicas fechadas.
Segundo o comentarista do Canal Rural, Glauber Silveira, há uma grande preocupação em não interromper o abastecimento “os caminhoneiros são elo fundamental na cadeia de distribuição e abastecimento que precisamos olhar e estar atentos, tanto que o frete já subiu porque diminuiu o número de caminhões em circulação, o que pode ocasionar um problema ainda maior”, diz.
O comentarista ainda ressalta que todos os países estão preocupados em receber o produto do Brasil, principalmente milho, soja, farelo e carne. Nesta semana, o presidente chinês fez uma reunião via internet com Bolsonaro para acabar com qualquer desentendimento entre os dois países. “O próprio presidente da China conversou com o presidente Bolsonaro e colocou panos quentes, porque neste momento a China quer manter relações com o Brasil. O país asiático necessita do Brasil como um grande fornecedor de proteína e grãos e, por este fato, é importante manter toda a execução dos portos, principalmente nesta questão aduaneira” completa Glauber.